domingo, 26 de abril de 2009

Musica alternativa ou a alternativa para a musica?


Ha uns quinze anos atrás, seria impossível pensar em gravar uma musica em um PC de computador e imaginar que ela poderia chegar no norte ou no sul do pais, em questão de segundos, quem se encarregava em fazer esse “intercambio”musical, era os correios, esse processo muitas vezes não muito seguro, era a única forma de enviar e receber matérias como, fitas K7, Zines , camisetas e muito flyers de shows, e dessa forma poderíamos ficar informados sobre as novidades dentro do nosso pais. Em seguida eram as revistas que viriam fazer parte dessa busca de informação, muitas dessas revistas eram importadas e chegavam aqui com meses de atraso.
Esse “perreio” em busca de bandas e novos estilos, de toda parte do mundo fez com que voltássemos à atenção para o mercado nacional que até então era voltado para o mercado internacional!. No final dos anos oitenta essa visão é direcionada para mercado nacional, dando foco para o norte do Brasil, começa a década de noventa com um virtuoso e valoroso enriquecimento da nova geração de bandas e ritmos que até então eram desprezados pro nos brasileiro.
O Manguebeat resultou com uma forma da de musica e se tornou uma espécie de revelação naquilo que já tínhamos, como o maracatu, o frevo, o cavalo marinho entre outros ritmos brasileiros.
O fato é que hoje em dia estamos muito mais em freqüência em nossos artistas e bandas que hoje temos, e podemos afirmar que ditamos as regar para o mercado mundial.

Seja essa musica eletrônica, instrumental , experimenta, de garagem ou regional, estamos muito bem representado com varias dessas bandas, correndo os pais fazendo show e vendendo seu material , de forma que surgem novos selos que ajudam a difundir esse mercado que já não podemos dizer “alternativo” e sim independente pois sair de grandes gravadora não quer dizer que não será reconhecido e sim o reconhecido de forma susta, ou seja ser dono do seu próprio trabalho, e fazer isso sem atravessadores.
Hoje em dia a nossa Internet ocupa o papel dos correios e revistas na troca de informações, tornou muito mais fácil e pratico, sem contar com a rapidez com que ela propaga e mostra meio para se chegar a uma boa divulgação de novos trabalhos e bandas
Pois é, a arma esta em nossas mãos agora e saber usar essa nova forma de poder realmente faz o diferencial!!
Então faça uso desses novos meios de mídias digitais tais como MP3 , fotofogs entre outra que estão disponíveis, e lembre-se só é visto quem aprece!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário