quinta-feira, 5 de março de 2009

CONSUMIR SEM SER CONSUMIDO

Quando você esta fazendo compras você lembra da embalagem? Daquilo que você vai levar para casa? Ou você é do tipo que vai lotando o carrinho do supermercado e leva tudo o que te chama à atenção, sem ao menos ler o rótulo? Ou que compra uma roupa nova só porque a sua saiu de moda?
Atitudes como essas contribuem muito para o crescimento desenfreado do consumo. Existem teorias que mostram que o consumo sem controle gera uma dependência ou em termos, uma fuga para os dias de hoje.
Mas deixando de lado o fator patológico e sim focando atitudes simples do nosso dia-a-dia, somos capazes de contribuir muito para o nosso convívio social e consequentemente para o meio ambiente, que é o mais prejudicado com esse descontrole de consumo, um bom exemplo é o caso da senhora Deuslene Corrêa Siqueira 38, que é responsável por uma cooperativa de reciclagem na cidade de Campos do Jordão, onde são recolhidos e separados mais de mil toneladas todos os meses de material reciclável, ou que ela acostumava chamar de lixo. Nesse processo de receber o excedente Deuslene conta que muitos dos materiais que ali chegam poderiam ser aproveitados e reaproveitados com uma simples forma de se adequar há essa nossa vida tão corrida ela da dica de reaproveitamento de papel, como blocos de notas, sacolinhas plásticas para enchimento de almofadas e até como não gastar mais em transações bancárias, isso mesmo! Saber investir seu dinheiro também é uma forma de contribuir para o consumo consciente.
O consumo consciente não se trata apenas de consumir pouco ou deixar de consumir, o que seria impossível, mas sim consumir com qualidade. Uma simples sacolinha plástica que você leva para casa é um desperdício que vai gerar uma agressão na qualidade dos recursos naturais resumindo um consumo desnecessário,
O consumir esta relacionado, diretamente com a relação social e econômica como uma parte de um todo. Tempo, dinheiro, energia e matéria prima são elementos que nos possibilitam essa melhora em nossa qualidade de vida, mesmo que ainda sendo baleados diretamente todos os dias com fortíssimas técnicas que existem em dizer que consumir é melhor que consumir com consciência.
O professor da universidade de Taubaté Paulo Forte diz que: o processo no crescimento no consumo deve-se a propaganda pesada dos meios de comunicação que estimulam a idéia de que o que eu comprei hoje amanhã já esta ultrapassado, como exemplo temos os novos modelos de telefone celulares que a cada semana apresentam novas tecnologias e se tornam obsoletos a cada segundo; Fortes complementa dizendo dos efeitos colaterais que essa corrida desenfreada irá ocasionar é o aumento no consumo de energia elétrica, redução na disponibilidade de água, desmatamento de áreas naturais para a extração de matérias-primas , poluição de solo, água e ar para a produção de alimentos e bens industriais, aumento de doenças e obesidade na população. Ele ainda conclui dando algumas dicas e alternativas para fazermos uso no consumo excessivo como: -Comprar apenas o necessário e neste caso produtos que durante o seu processo de produção consumiram menos energia, água e matéria-prima
-Consumir produtos que apresentem embalagens com possibilidades de serem recicladas e reaproveitadas
-Conhecer o ciclo de vida dos produtos
-Sair de automóvel somente quando for necessário, pois existe a possibilidade de ir a pé, de bicicleta ou de ônibus. Se caso sair de automóvel praticar a carona solidária.
-Evitar o desperdício e utilizar ao máximo o produto adquirido.
Uma dado levantado pela a organização Indiana, Centrer For and Environment (CSE) mostrou que os paises mais ricos também são os maiores produtores de lixo o chamado excedente bens de consumo ou seja matéria prima desperdiçada.
Parte da explicação desse problema é o desequilíbrio na participação do mercado de consumo. Consumir ou ser consumido? A qualidade de vida vem em primeiro plano quando se trata do bem próprio, então pro que não podemos agir de forma simples e direta com esse mal que nos afeta nos dias atuais pelo bem comum?
Hoje mais de 70% dos brasileiros tem o interesse em saber como as empresas tende a ser socialmente e responsável pelos seus produtos, com transparência entre o produto e seu consumidor. O governo e a mídia também têm uma parte importante nesse processo de conscientizarão, parte da educação ou reeducação aos consumidores que teremos uma forte base para consumirmos com qualidade.
Atitudes simples como evitar o desperdício, o obsoleto é o que faz de uma vida saudável e equilibrada. Pense duas ou mais vezes antes de sair gastando tudo e adquirindo entulho para seu e o nosso consumo, pois moramos no mesmo planeta.

Emilio Millo

Um comentário: