quarta-feira, 4 de março de 2009

A Moda é ter Consciência

A moda é ter consciência


Tudo que a cultura de massa impõe, imediatamente vira uma grande onda de consumo seja ela de uma intenção simplesmente mercantil ou meramente promocional, que no fundo tudo é revertida em mercado, e disso não temos como fugir.
Fazer virar moda um corte de cabelo, uma roupa ou até mesmo uma parte do corpo, nos dias de hoje é extremante fácil, pois trabalhamos com uma arma chamada “rapidez da informação” em outras palavras, tecnologia. Essa tecnologia, nos da uma autonomia que ainda estamos engatinhando no que diz respeito à consciência humana, e nos tem mostrado que os novos meios de comunicação como internet e TVs a cabo, são aliados na formação e na informação de qualidade.
Há pouco tempo atrás, uma rede te TV, exibia uma novela, onde a atriz teve certa doença que causou a queda de cabelo. Pois bem, o que era uma ficção retratando uma situação de cura, virou moda, pois todas as meninas passaram a raspar a cabeça no período em que a novela estava no ar. Esse e outros exemplos, em que a TV dita a “moda” podem ser usados de forma também benéfica, o que já deveria ser uma obrigação das redes de televisão.
Fico imaginando quando grandes campanhas publicitárias são feitas para promover big brother, jogos de auditório entre outros enlatados americanos. Milhões de brasileiros são afetados diretamente com doses homeopáticas até tornarem-se crônicas. Essas inserções que são massificadas, inúmeras vezes exibidas em rede nacional, e por milhares de pessoas que vêem inconscientemente todo esse lixo que é enfiado em nossas casas.
Já não seria à hora; ou melhor, passada à hora de virar moda campanhas de alfabetização, meio ambiente, planejamento familiar entre outras questões que ficam apenas em papel e nunca vão além de promessas políticas em ano eleitoral.
Um dia quando ligarmos nossas TVs, e em horário nobre estiver passando um programa onde mostre que ler é uma coisa tão descolada como um novo modelo de tênis, ou o último celular que foi lançado em uma cidade qualquer da China, ai podemos dizer que essa moda realmente vai valer a pena seguir,
Então porque não começamos agora a inventar moda, daquele simples papel de bala que jogamos no chão, daquele bom dia que damos para o nosso vizinho, ou do simples obrigado quando alguém segura a porta para que possamos passar; ações simples geram muito mais do que bem estar, elas fazem gerar um hábito e a prática de fazer gerar a consciência.


EMILIO MILLO

Nenhum comentário:

Postar um comentário